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ANDI - Comunicação e Direitos, Instituto Patrícia Galvão e Observatório Brasil da Igualdade de Gênero

Resumo Executivo - Análise da Cobertura da Imprensa sobre Mulheres na Política e Espaços de Poder
Ano: 
2011

A presença de duas candidatas com densidade política e forte expressão eleitoral na campanha presidencial dominou o noticiário brasileiro em 2010 no que se refere à participação da mulher na política. Estudo pioneiro realizado pela ANDI – Comunicação e Direitos e pelo Instituto Patrícia Galvão, no âmbito de projeto vinculado ao Observatório Brasil da Igualdade de Gênero (Eixo Comunicação e Mídia), revela que a possibilidade de eleição de Dilma Roussef ou Marina Silva à Presidência da República impulsionou a cobertura sobre as eleições, questão amplamente priorizada pela imprensa na cobertura do tema Mulher e Política em 2010.

O monitoramento teve como base a produção editorial de 16 jornais impressos de todo o País entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2010. Os dados revelam que, ao focar atenção quase que exclusivamente na corrida presidencial, os veículos noticiosos perderam a valiosa oportunidade de abrir espaço à discussão de políticas públicas, programas de governo e mesmo da legislação eleitoral que trata da presença feminina nas instâncias políticas – aspectos indispensáveis na reflexão sobre as causas da exclusão das mulheres nesses espaços.

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