Arquivo: 
Download pdf (766.85 KB)
Realização: 

ANDI – Comunicação e Direitos em parceria com o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI/CN) e patrocínio da Petrobras.

Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Guia de referência para a cobertura jornalística
Ano: 
2013

Este guia de referência integra uma série de publicações que a ANDI – Comunicação e Direitos vem lançando ao longo dos últimos anos, no âmbito do Projeto Jornalista Amigo da Criança, patrocinado pela Petrobras. O objetivo destes materiais é oferecer aos profissionais de imprensa orientações de fácil manuseio, com vistas a uma cobertura mais qualificada sobre temas da agenda social brasileira – em especial, os relacionados aos direitos de crianças e adolescentes.

Não por acaso, a série de publicações foi inaugurada, em 2007, com o tema da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – uma das mais graves formas de violação de direitos da população infanto-juvenil, que, devido à complexidade dos fatores envolvidos, vem desafiando não apenas os gestores públicos, mas também o trabalho cotidiano das redações brasileiras.

Nesta reedição, realizada em parceria com o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI/CN), os dados da versão original, de 2007, são atualizados e complementados, de modo a enriquecer o conjunto de orientações e diretrizes estruturado com vistas ao aprimoramento da cobertura jornalística sobre essa relevante temática.

Acreditamos que o investimento na qualificação dos jornalistas brasileiros representa um passo decisivo para assegurar e fortalecer, no âmbito do debate público, a devida prioridade em relação aos direitos das novas gerações, prevista na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e em diversos acordos internacionais firmados pelo País.

Boa leitura!