Arquivo: 
Download pdf (6.96 MB)
Realização: 

ANDI, com patrocínio da Petrobrás e apoio do Unicef.

Educação no Brasil – Guia de Referência para a Cobertura Jornalística
Ano: 
2009

Apresentação

Este Guia de Referência para a cobertura jornalística da educação no Brasil é a segunda publicação de uma série que a ANDI e a Petrobras têm a alegria de oferecer aos profissionais de comunicação, aos estudantes de jornalismo e aos demais leitores interessados em conhecer melhor o dinâmico processo de construção da notícia que tem como
foco a agenda social.

Há anos, o monitoramento que a ANDI realiza sobre a cobertura que os jornais e revistas brasileiros dedicam às temáticas relacionadas à Infância e à Adolescência tem apontado a Educação como o tópico que concentra o maior volume de notícias.

Entretanto, além desse importante incremento da quantidade de informações disponíveis à população,espera-se que a imprensa avance também em termos qualitativos, contribuindo de forma cada vez mais efetiva no processo de acompanhamento crítico das políticas públicas do setor educacional.

A presente publicação tem como objetivo, portanto, apoiar o aprimoramento do trabalho das redações sobre a educação brasileira, oferecendo uma rápida compreensão da estrutura de nosso sistema educacional, seus principais atores, as Wilson Santarosa – Gerente Executivo da Comunicação Institucional Petróleo Brasileiro S/A - Petrobras Veet Vivarta – Secretário Executivo ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância fontes de financiamento e os marcos regulatórios, entre outros aspectos fundamentais. A Petrobras, por meio do programa Desenvolvimento & Cidadania, pretende contribuir para a inserção social digna e produtiva de pessoas ou grupos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para isso, possui três linhas de atuação: a Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho, a Educação para Qualificação Profissional e a Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

É neste contexto que se insere o Projeto Jornalista Amigo da Criança, que tem o patrocínio da Petrobras e o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF . O presente guia, editado no âmbito do projeto, vem se somar ao conjunto de publicações desenvolvidas pela ANDI no campo de mídia e direitos. Acreditamos que o investimento na qualificaçãodos jornalistas representa um passo decisivo para assegurar e fortalecer, no âmbito da esfera pública, a devida prioridade em relação aos direitos das novas gerações, prevista na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e nos diversos acordos internacionais firmados pelo País.