Arquivo: 
Download pdf (2.55 MB)
Realização: 

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), em parceria com a ANDI.

Ciência, Tecnologia & Inovação na Mídia Brasileira
Ano: 
2009

Apresentação

Numa era de enorme expansão dos conhecimentos científicos e de suas aplicações, é indispensável o fortalecimento do debate público, nos mais diversos níveis, acerca do papel ocupado pela Ciência, Tecnologia & Inovação em nossa sociedade. Abre-se, por um lado, uma janela de oportunidades para a conversão desses conhecimentos em ferramentas para a promoção da inclusão social, do desenvolvimento humano e sustentável das nações e a melhoria qualidade de vida das pessoas. Amplia-se, contudo, a responsabilidade no sentido de garantir um uso ético das novas descobertas, evitando violação de direitos humanos e de impactos negativos na área ambiental. Cada vez mais o acesso a informações sobre a atividade científica, os avanços tecnológicos e as políticas públicas relacionadas são elementos centrais para que a sociedade esteja preparada para compreender o que se desenvolve nesse campo – e, consequentemente, para exercer as melhores escolhas, criticar,  scalizar e ampliar sua participação em torno das questões que se apresentam.

Historicamente, os meios de comunicação têm sido espaços de disseminação de informações qualificadas sobre temas de interesse público. Mais que isso, a mídia tem a capacidade de agendar quais serão os assuntos prioritários para deliberação nas democracias contemporâneas e de atuar como cão-de-guarda dos formuladores e executores de políticas públicas, colaborando para elevar o nível de accountability dos mesmos. É fundamental, portanto, tendo em vista este referencial, avaliar o estado atual da cobertura noticiosa sobre Ciência, Tecnologia & Inovação – de forma também a identificar os parâmetros para promover seu aprimoramento.

Tendo como base estes pressupostos, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) desenvolveram o projeto “Ciência, Tecnologia & Inovação na Mídia Brasileira”. A iniciativa se propõe a investigar a configuração da cobertura jornalística sobre este assunto – mais especificamente em 62 veículos impressos brasileiros – e, como consequência deste diagnóstico, formatar um conjunto de estratégias que colaborem com os comunicadores e as fontes de informação para a prática de um jornalismo científico responsável e preocupado com a promoção de modelos de desenvolvimento social e ambientalmente responsáveis.