03 de Janeiro de 2012
Secretários e Ministros da Educação e Cultura recebem documentário sobre leitura literária

Nos próximos dias, o Movimento por um Brasil Literário enviará para mais de 5 mil secretários municipais de educação, secretários estaduais de educação e cultura, e, Ministérios da Educação e da Cultura, o documentário "A palavra conta", que mostra a prática da leitura no Brasil, apesar das dificuldades de acesso ao livro. Dirigido pelo cineasta Duto Sperry, o vídeo estreou em 2010 e contou com o apoio do Instituto C&A.

O filme aborda a relação de brasileiros de diversos pontos do País com os livros e a influência que a literatura tem na vida da população. O objetivo é compartilhar ideias para fortalecer a formação de professores e dar apoio às escolas acerca desse tema. Com o documentário, haverá uma carta do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, acompanhada do Manifesto por um Brasil Literário, que defende o direito à leitura literária.

Desde o seu lançamento, em 2009, mais de 7 mil pessoas já aderiram ao manifesto. O Movimento por um Brasil Literário, que promove esta ação, foi lançado pelo Instituto C&A, a Associação Casa Azul, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o Instituto Ecofuturo, e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e conta com parceria da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AELIJ) e Canal Futura. O envio dos materiais conta com a colaboração da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Mais informações sobre o movimento por meio do site www.brasilliterario.org.br.

Sobre o Instituto C&A

O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto C&A abrange organizações sociais que atuam em 84 cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu cerca de US$82 milhões em 1,5 mil projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo aproximadamente 1 milhão de pessoas, especialmente crianças, adolescentes e educadores.

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Este guia integra uma série de publicações editadas pela ANDI – Comunicação e Direitos ao longo da última década, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da cobertura jornalística.