25 de Maio de 2012
Retinas & Rotinas - Exposição que deu luz ao olhar de meninos e meninas de vários estados do Brasil

São múltiplos métodos, visões e contextos: fotografias em preto e branco e coloridas; instantes capturados com artefatos digitais e manuais; cenas abertas e closes; imagens decorrentes de flagrantes e de esperas; interiores e paisagens; registros realísticos e construções simbólicas; leituras do mundo material e metáforas visuais... Em comum aos conjuntos de luzes e sombras, talento, beleza e sensibilidade.

Os autores são crianças e adolescentes de variados espaços, histórias e graus de vulnerabilidades – dos que ultrapassaram a linha que desemboca no Sistema de Justiça aos que habitam lugares difíceis, reservados aos menos favorecidos em termos socioeconômicos e culturais; garotos(as) em cumprimento de medidas socioeducativas, ou que vivem em territórios áridos de cidadania, que lhes roubam sonhos e possibilidades.

Resultantes de diversas oficinas de fotografia, realizadas em diferentes estados, as imagens expostas na mostra Retinas & Rotinas refletem o olhar de meninos e meninas sobre o cotidiano nas unidades de internamento e no mundo externo. Como contos de fotos – ou de luz –, revelam sonhos, razões e sensibilidades; fragmentos de vidas. Ou seriam vidas em fragmentos?

Confira as frestas, compreenda o todo.
   
Serviço

Local - Espaço Cultural Contemporâneo - ECCO
Endereço - SCN. Qd. 03 Bl. C Brasília/DF 70.713 - 000
Telefone -  (61) 3327-2027
Horário - 9h as 19h
Quando - 22 a 27 de maio

Patrocínio
Petrobras
Publicações
Este guia integra uma série de publicações editadas pela ANDI – Comunicação e Direitos ao longo da última década, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da cobertura jornalística.