29 de Junho de 2012
Respeito aos direitos humanos é o desafio

Para a Jornalista Amiga da Criança Alinne Passos há uma relação consistente entre o crime contra a adolescente Daiane do Carmo, que morava em Barcarena (a 123 quilômetros de Belém) e a devolução de terras à comunidade tradicional paraense de Burajuba, também em Barcarena.

Em matéria postada em seu blog no dia 26 de junho, o jornalista Leonardo Sakamoto abordou a questão do ponto de vista judicial de proibição aos loteamentos em terras pertencentes às comunidades tradicionais. De acordo com Alinne Passos há uma relação íntima entre os dois fatos. "No último dia 23 de junho o corpo da adolescente Daiane do Carmo Macedo, de 17 anos, foi encontrado amarrado a uma árvore com sinais de violência sexual perto da casa onde morava em Barcarena, no nordeste do Pará. O principal suspeito do crime é o padrasto da vítima. Os detalhes e a cena no interior da floresta, paisagem que geralmente é sinônimo de beleza e exuberância aqui na Amazônia, chocaram quem viu de perto as imagens marcadas pelos requintes de crueldade e perversidade. Ainda em clima de comoção e revolta, três dias após a descoberta do crime, Barcarena, foi alvo de outra notícia de repercussão nacional. Dessa vez, acredita-se, a notícia é recebida com alívio e comemoração pelos moradores da comunidade tradicional de Burajuba, a 123 quilômetros de Belém. Uma sentença Judicial garante a permanência dos moradores na área. Eles voltam pra casa após passarem "uma chuva" na periferia da cidade. Mas qual seria a relação de Burajuba com o caso da adolescente de 17 anos assassinada?”

Leia o post na íntegra, no Blog Direitos, Infância e Agenda Pública.

Patrocínio
Petrobras
Publicações
Este guia integra uma série de publicações editadas pela ANDI – Comunicação e Direitos ao longo da última década, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da cobertura jornalística.