04 de Maio de 2016
Plenarinho põe no ar projeto para conscientizar crianças sobre a importância de escolher seus representantes

Em ano de eleições municipais, o Plenarinho - canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o universo infantil (crianças de 7 a 12 anos, pais, professores e educadores) - coloca no ar o Projeto Eleitor Mirim, para ajudar a conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de escolher seus representantes. Por meio do projeto, a garotada poderá criar seu próprio candidato, que será submetido à votação no Portal do Plenarinho durante o mês outubro, quando ocorrem as eleições no Brasil.

O projeto Eleitor Mirim 2016 é exclusivo para crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Os professores interessados em participar devem enviar um texto por e-mail com o seguinte tema: "Por que é importante participar do programa Eleitor Mirim 2016?".

Serão escolhidas as cinco melhores redações e os professores selecionados serão informados dos procedimentos a serem seguidos para a elaboração dos personagens candidatos. É importante que fique claro que os candidatos serão fictícios, mas precisarão de plataforma política, partido, propostas e causas que defendem etc.

O prazo para envio dos textos é até 20 de maio. Os resultados serão divulgados no dia 3 de junho. O cronograma completo está no Regulamento.

Cartilha da Democracia

A Cartilha da Democracia é parte essencial do Projeto Eleitor Mirim 2016. Ela foi organizada com o objetivo de oferecer ao professor um material rico em informações sobre conceitos que são fundamentais para a compreensão do processo eleitoral brasileiro.

A ideia é que o professor possa se apropriar de todo o conteúdo da cartilha para trabalhá-lo de forma consciente com a sua turma. De modo divertido, a cartilha auxilia o professor a abordar diversos aspectos do processo eleitoral, como democracia, voto, representatividade e oligarquia. Também traz dicas de atividades para que crianças e adolescentes possam vivenciar esses conceitos, que às vezes parecem tão distantes, mas que estão tão próximos de suas vidas.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados

 

Patrocínio
Petrobras
Publicações
Publicação mapeia os principais riscos a que estão expostos crianças e adolescentes nas cidades-sede do Mundial 2014 e apresenta as iniciativas desenvolvidas pela sociedade brasileira para garantir os direitos fundamentais desses grupos etários.