14 de Maio de 2015
ONU enfatiza que novo acordo internacional sobre florestas pode reverter danos de desmatamento

Um novo acordo internacional sobre as florestas deve ter como objetivo fazer avançar a implementação do gerenciamento florestal sustentável e buscar uma reversão do desmatamento, disse nesta quarta-feira (13) o presidente do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).

Dirigindo-se ao segmento de alto nível da 11ª Sessão do Fórum sobre Florestas da ONU, o presidente do ECOSOC, Martin Sajdik, disse que o acordo internacional sobre as florestas (IAF) deve também aproveitar todo o seu potencial para continuar a mobilizar o apoio político e os recursos necessários para cumprir os seus objetivos, e deve integrar a gestão florestal ao desenvolvimento sustentável na esfera global, regional, nacional e local.

“Tenho o prazer de ver que o Fórum considera como uma alta prioridade a integração de seu arranjo futuro na agenda de desenvolvimento mais ampla para além de 2015, e está realizando adaptações à nova agenda por meio de suas deliberações sobre o acordo internacional sobre as florestas (IAF) para além de 2015”, disse Sajdik.

Um reforçado e eficaz IAF para além de 2015 permitiria ao Fórum sobre Florestas da ONU prestar mais contribuições para os esforços do Conselho para apoiar a realização do desenvolvimento sustentável, disse ele. Esta foi uma das várias maneiras em que o Fórum havia promovido a gestão, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas nos últimos 15 anos e se tornou um membro “indispensável” do sistema ECOSOC.

Fonte: ONU Brasil

Patrocínio
Petrobras