22 de Novembro de 2016
Fórum de Cultura Afro-Brasileira encerra semana da consciência negra no Centro Social Marista Dourados

A Rede Marista de Solidariedade realiza nos dias 26 e 27 de novembro, o 1° Fórum de Cultura Afro-Brasileira e o 2º Festival Marista de Capoeira, com o objetivo de promover um espaço de discussão sobre a tradição e os direitos das comunidades afro-brasileiras.

O Fórum de Cultura Afro-brasileira encerrará a Semana da Consciência Negra no Centro Social Marista Dourados e faz parte do Projeto Abayomí, que oferece danças afros, samba de roda, capoeira e oficinas de confecção de instrumentos recicláveis para os educandos de 6 a 16 anos atendidos na unidade.

Segundo o educador social Liandro Moreira, mais conhecido como Mestre Macaúba, o encontro faz parte de uma abordagem crítica da história do município de Dourados, por meio do reconhecimento de suas comunidades tradicionais indígenas e quilombolas.

“O projeto busca promover o encontro da comunidade educativa com essas tradições, possibilitando experiências de interculturalidade, de respeito à diversidade, de diálogo inter-religioso e da solidariedade, por meio de atividades artísticas e esportivas”, explica Mestre Macaúba.

Durante o Fórum haverá apresentação cultural com Rapper Senkapuz, palestras sobre direitos humanos da juventude negra com Tiago Resende Botelho, que é professor de Direito e Relações Internacionais da UFGD e Doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra, além de debates sobre capoeira, quilombo, quilombolas, religiosidade afro-brasileira e leis afirmativas. Já no dia 27, a partir das 9 horas, acontecerá o 2º Festival Marista de Capoeira, curso de Benguela, de instrumentalização, batizado e troca de graduação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 23 de novembro pelo site http://seminarios.grupomarista.org.br/eventos/1-forum-de-cultura-afro-brasileira. As vagas são limitadas.

 

1° Fórum de Cultura Afro-Brasileira em Dourados

Local: Centro Social Marista Dourados

Endereço: Rua Haiti, 280.
Dourados –MS

Inscrições : cesmardourados@solmarista.org.br  ou  (67) 3424-1311

Site: http://seminarios.grupomarista.org.br

 

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br


Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

 

Patrocínio
Petrobras