16 de Outubro de 2015
Epigenética e o Desenvolvimento Infantil é tema da VIII Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

As experiências vividas pela mãe durante a gestação influenciam o comportamento dos genes do bebê, assim como vivências na infância e na idade adulta podem alterar a manifestação do DNA. Essa constatação, suas consequências e possibilidades de intervenção estarão no foco dos debates na VIII Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz que o Senado Federal realiza nos dias 20 a 23 de outubro, em Brasília. O evento, gratuito, é aberto à comunidade em geral, especialmente profissionais das áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, além de legisladores, gestores, professores e estudantes.

A Epigenética, definida pelo geneticista britânico Conrad Waddington em 1942, explica que o ambiente em que uma pessoa está inserida e as experiências que vive provocam pequenas mudanças químicas em proteínas que envolvem o DNA, sem alterar as sequências do código, resultando em alterações no comportamento dos genes. Assim, situações - positivas e negativas - vividas pela gestante, deixam marcas e influenciam a maneira com que alguns genes se manifestarão ao longo da vida, levando ao surgimento de características de personalidade e de doenças. 

As mudanças epigenéticas acontecem durante toda a vida do ser humano, mas têm especial impacto na primeira infância, da concepção aos seis anos, e os estudos mais recentes mostram que essas modificações do genoma (variações não genéticas) podem ser herdadas pelas próximas gerações. Como tratam-se de influências de agentes externos, os conferencistas indicarão intervenções possíveis  de influenciar positivamente na saúde física e mental, notadamente na infância.

A VIII Semana de Valorização da Primeira Infância tem parceria com a Universidade de Paris Descartes, a Embaixada da França e com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Entre os destaques do evento, estão médicos, pesquisadores, professores, psicólogos, psiquiatras do Brasil e da França, além de integrantes do projeto da Orquestra de Cordas da Grota, de Niterói.

INFORMAÇÕES

Evento: VIII Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

Tema: A Epigenética e o Desenvolvimento Infantil

Data: 20 a 23 de outubro de 2015

Local: Auditório Petrônio Portela, Senado Federal – Brasília/DF

Organização: Comissão de Valorização e Cultura da Paz – Senado Federal

+55 61 3303-3423

Inscrições: http://www.senado.gov.br/senado/Programas/InfanciaePaz/

Facebook: https://www.facebook.com/InfanciaEPaz/

@infanciaepaz

#infanciaepaz

 

Patrocínio
Petrobras
Publicações
O guia procura orientar os profissionais de comunicação para uma cobertura qualificada e contextualizada do tema oferecendo referências às políticas públicas, esclarecendo conceitos e sugerindo fontes.