28 de Maio de 2015
Edukatu premiará professores de todo o país que mais mobilizarem a comunidade escolar

O Edukatu, Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente promovida pelo Instituto Akatu em parceria com a Braskem, lançou essa semana o Desafio “A Natureza das Coisas 2015”. Reedição da mobilização realizada em 2014, agora com abrangência nacional, o desafio busca incentivar professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país a desenvolverem projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos.  
 
Para concorrer à premiação, basta que o professor esteja inscrito na plataforma on-line do Edukatu e mobilize o maior número de alunos e professores para que realizem as atividades de ao menos um percurso do Circuito Natureza até o dia 30 de outubro.

Quando o professor se inscreve no Edukatu e cadastra um projeto na plataforma online, automaticamente cria uma equipe gerenciada por ele. Não há um limite máximo de educadores que podem participar por escola, nem de equipes que cada educador pode criar. O professor responsável por cada projeto poderá enviar uma mensagem direto da plataforma para que seus convidados se cadastrem e façam parte de sua equipe.
 
Professores e alunos precisam criar perfis individuais no Edukatu (www.edukatu.org.br). O cadastro é gratuito e, para se inscrever, o usuário precisa dispor de um endereço eletrônico de e-mail válido.
 
No total serão premiados três professores: o primeiro colocado receberá como prêmio uma viagem com um acompanhante para conhecer um lugar espetacular no Brasil e interagir com culturas diferentes (clique aqui para saber como foi o prêmio da 1ª edição do desafio).

A escola do professor classificado em primeiro lugar também será contemplada e receberá uma oficina lúdica sobre reaproveitamento de materiais para as equipes participantes. Os cinco alunos mais envolvidos da equipe desse professor também serão premiados com um tablet cada, e os professores classificados como segundo e terceiro lugares receberão como prêmios um tablet e um kit de materiais didáticos, respectivamente.

Acesse o regulamento e mais informações sobre o Desafio “A Natureza das Coisas 2015” no site do Edukatu – www.edukatu.org.br

Edukatu
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e a sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível em www.edukatu.org.br há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP e da Fundação Cargill, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas. www.akatu.org.br

Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Com a inauguração de sua fábrica de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar, com capacidade anual de 200 mil toneladas, tornou-se a maior produtora de biopolímeros do mundo.

Patrocínio
Petrobras
Publicações
Este guia integra uma série de publicações editadas pela ANDI – Comunicação e Direitos ao longo da última década, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da cobertura jornalística.