28 de Julho de 2015
Edison Lanza participará de seminário sobre regulação da mídia em Brasília

O Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, com o apoio da Fundação Ford e em parceria com a Universidade de Brasília e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realiza, no próximo dia 10 de agosto, o Seminário Internacional “Regulação da Mídia e Liberdade de Expressão", com Edison Lanza, relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos humanos (CIDH), organismo que zela pelos direitos humanos nas Américas.

Junto com Lanza, participarão dos debates Guilherme Canela (Assessor Regional de Comunicação e Informação da Unesco para o Mercosul e Chile); João Brant (Secretário Executivo do Ministério da Cultura); Aurélio Rios (Procurador Federal dos Direitos do Cidadão) e Luiza Erundina (Deputada Federal, presidente da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular).

O Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, é um dos convidados. O seminário contará ainda com a participação de acadêmicos do setor e organizações da sociedade civil que atuam em defesa da liberdade de expressão.

O objetivo é debater, a partir da experiência de outros países e dos padrões internacionais de regulação e proteção da liberdade de expressão, como avançar internamente para uma agenda regulatória e de políticas públicas promotoras da diversidade e da pluralidade na mídia em nosso país.

O evento terá transmissão ao vivo pelo site do Intervozes e informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 99364-1591 (Veridiana Alimonti) ou (61) 9951-4846 (Bia Barbosa). 

Perfil
Edison Lanza: é advogado e jornalista uruguaio. Ele trabalhou como jornalista em diferentes meios, como consultor para organizações internacionais sobre questões de liberdade de expressão e direito à informação, como o advogado do sindicato dos jornalistas do Uruguai, e como professor universitário. Fundou, integrou e dirigiu organizações não governamentais voltadas à defesa da liberdade de expressão, além de ter colaborado na redação de várias iniciativas legislativas a nível nacional e regional sobre o tema.

 

Programação*

Seminário Internacional Regulação da Mídia e Liberdade de Expressão

Data: 10 de agosto, 2ª feira,

Horário: 16hs.

Local: Auditório Pompeu de Matos, Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

 

16h - Abertura/saudações

16h30 - Mesa "Regulação, concentração e diversidade: modelos, padrões internacionais e o caso brasileiro".

Conferencistas: Guilherme Canela (Assessor Regional de Comunicação e Informação da Unesco para o Mercosul e Chile) e João Brant (Secretário Executivo do Ministério da Cultura)

Debatedores: Murilo Cesar Ramos (UnB), Rosane Bertotti (coordenadora geral do FNDC) e Paula Martins (Artigo 19).

Moderação: prof. Fernando Paulino (UnB)

19h - Mesa "Regulação da mídia e liberdade de expressão: uma agenda democrática"

Conferencistas: Edson Lanza (Relator Especial para Liberdade de Expressão da OEA) e Ricardo Berzoini (Ministro de Estado das Comunicações - a confirmar)

Debatedores: Luiza Erundina (Deputada Federal, presidente da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular), Aurélio Rios (Procurador Federal dos Direitos do Cidadão) e Venício Lima (UnB).

Moderação: Intervozes
 

* sujeita a alterações

 

Fonte: FNDC

Patrocínio
Petrobras
Publicações
A publicação revela as tendências da cobertura noticiosa do País sobre assuntos relacionados a essas organizações, apontando acertos e desafios a serem enfrentados, na perspectiva de aprimorar as narrativas jornalísticas sobre o assunto.