23 de Março de 2018
Criança e Consumo lança livro sobre os sistemas autorregulatórios de publicidade infantil em diferentes países

Na próxima segunda-feira, dia 26, será lançado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, o livro “Autorregulação da Publicidade Infantil no Brasil e no Mundo”. A obra foi produzida pelo programa Criança e Consumo, do Alana, e a ANDI - Comunicação e Direitos. 

O livro, da Editora Verbatim apresenta os resultados de um estudo sobre os princípios estruturantes e os modos de operação dos sistemas autorregulatórios de publicidade infantil do Reino Unido, França, Austrália, Canadá e União Europeia, tendo como foco principal as restrições impostas ao marketing de produtos alimentícios não saudáveis. Também aponta reflexões que contribuem para o debate nacional sobre o tema, com conteúdos que discutem as possíveis opções no cenário legal brasileiro, bem como algumas iniciativas em curso promovidas por anunciantes e mercado publicitário.

“Acreditamos que o livro pode impulsionar o debate político e, consequentemente, os avanços no contexto legal e de políticas públicas de nosso país, de maneira a que venham assegurados os direitos das crianças e adolescentes nas áreas de direito, saúde e comunicação”, apontam os organizadores da publicação.

Baseada no levantamento inédito “Autorregulação da publicidade de alimentos para crianças” (2013), realizado pelo Harvard Law & International Development Society LIDS, da Universidade de Harvard (EUA), em parceria com o Criança e Consumo e ANDI, o livro conta com artigos dos especialistas que participarão da roda de conversa, além de Sheila C. Neder Cerezetti, professora do Departamento de Direito Comercial da Universidade de São Paulo (USP) e de pesquisadores do Harvard Law & International Development Society (LIDS).

Durante o lançamento haverá uma roda de conversa com Isabella Henriques (diretora de Advocacy do Alana) e Veet Vivarta (consultor da ANDI), organizadores do livro; Calixto Salomão, (professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo), Ekaterine Karageorgiadis (coordenadora do programa Criança e Consumo) e Pedro Hartung (coordenador do programa Prioridade Absoluta), autores do livro, com mediação de Gabriella Dorlhiac, Senior Policy Advisor da Câmara de Comércio Internacional (ICC) no Brasil.


Serviço
Lançamento do livro “Autorregulação da Publicidade Infantil no Brasil e no Mundo”
Data: 26 de março, às 18h30, seguido por roda de conversa
Local: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano, São Paulo /SP

 

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Publicações
No Volume II, são reunidos artigos que refletem o teor dos debates travados pela sociedade civil em relação às produções em foco. São reflexões de estudiosos, militantes e observadores em geral do campo, abrangendo diferentes perspectivas, a partir mesmo do perfil dos autores, oriundos da academia e de organizações que defendem a liberdade de expressão e o direito à comunicação.