15 de Junho de 2015
Começa nesta terça (16) o Seminário ANDI 21 ANOS – A mídia brasileira e os direitos humanos: avanços e desafios

Ao longo dos dias 16, 17 e 18 de junho, alguns dos mais respeitados especialistas do Brasil e da América Latina estarão reunidos no Seminário ANDI 21 ANOS para discutir a trajetória dos meios de comunicação em relação aos direitos humanos, ao enfrentamento das desigualdades e ao desenvolvimento inclusivo e sustentável.

O evento, sediado em Brasília no Carlton Hotel, busca estimular as boas práticas jornalísticas no Brasil, com vistas à defesa e a proteção de direitos e ao desenvolvimento humano. O encontro vai oportunizar o balanço dos impactos de ações de monitoramento, qualificação e mobilização da mídia, orientadas para o debate público em torno de algumas das mais relevantes temáticas socioambientais do País.

Nos três dias de trabalho, as mesas abordarão os seguintes tópicos:

  • A ANDI, sua trajetória e a redução da maioridade penal
  • Primeira infância e mídia no Brasil
  • A mídia, direitos humanos e inclusão socioambiental
  • Violações de direitos na mídia brasileira – debate necessário


São esperados no seminário 200 participantes, entre jornalistas, lideranças de organizações da sociedade civil, gestores públicos e representantes da cooperação internacional e da academia.

A iniciativa é da ANDI – Comunicação e Direitos em parceria com a Fundação Itaú Social, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Instituto C&A, com apoio da organização Artigo 19, Fundação Ford e do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. O patrocínio é da Petrobras. 

O seminário terá cobertura online, por meio do perfil da ANDI no Twitter e no Facebook, com a hashtag #ANDI21ANOS.  Ao final de cada dia, as matérias consolidadas sobre as discussões nas Mesas Temáticas serão postadas no Blog da ANDI. A programação completa está disponível no site do evento.

Publicações em destaque

Na noite do primeiro dia do seminário, logo após a mesa intitulada A ANDI, sua trajetória e a redução da idade de responsabilização penal, a ANDI lançará a revista 21 anos ANDI – Uma trajetória que se entrelaça com as conquistas de direitos no Brasil, o encarte sobre o Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo e a publicação Violações de direitos na mídia brasileira – guia de monitoramento, editada em dois volumes.

No volume I da publicação, o leitor encontra um guia prático para identificar violações de direitos no campo da comunicação de massa, com exemplos extraídos de programas de rádio e TV de todas as regiões do País, e um apanhado inédito dos dispositivos legais que buscam harmonizar o direito à liberdade de expressão com outros direitos dos cidadãos, como o de terem a imagem e a privacidade respeitadas.

No volume II, são reunidos artigos que refletem o teor dos debates travados pela sociedade civil em relação às produções em foco. São reflexões de estudiosos, militantes e observadores em geral do campo, abrangendo diferentes perspectivas, a partir mesmo do perfil dos autores, oriundos da academia e de organizações que defendem a liberdade de expressão e o direito à comunicação.

As publicações serão distribuídas gratuitamente entre os presentes, e os debates prometem. Não percam.

Diplomação Jornalista Amigo da Criança

Na tarde do segundo dia do seminário, 16 profissionais de comunicação receberão o título de Jornalista Amigo da Criança. Criado em 1997, o diploma já foi concedido a 376 profissionais que formam uma rede cidadã impactante, atuando nos 80 maiores meios de comunicação do País, em organizações da sociedade civil e nas universidades brasileiras. A última diplomação ocorreu em 2012, no Seminário Direitos em Pauta: Imprensa, Agenda Social e Adolescentes em Conflito com a Lei. Oferecido pela ANDI em parceria com a Fundação Itaú Social, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Instituto C&A; e com patrocínio da Petrobras, a titulação é uma forma de reconhecer jornalistas que trabalham pautados pelo forte compromisso com a ética e com a cobertura da agenda social brasileira.

Serviço

O quê: Seminário ANDI 21 ANOS – A mídia brasileira e os direitos humanos: avanços e desafios
Quando: 16, 17 e 18 de junho de 2015
Onde: Brasília (DF), no Carlton Hotel (Setor Hoteleiro Sul - Q.5 - Bloco G - Asa Sul)
Público-alvo: Profissionais de comunicação, especialistas, lideranças sociais, gestores públicos e representantes da cooperação internacional e da academia
Informações: http://21anos.andi.org.br
Cobertura online: Twitter (com a hashtag #ANDI21ANOS) e Facebook da ANDI
Matérias consolidadas em http://blog.andi.org.br/.

 

Patrocínio
Petrobras
Publicações
Este guia integra uma série de publicações editadas pela ANDI – Comunicação e Direitos ao longo da última década, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da cobertura jornalística.