29 de Julho de 2016
Campanha de proteção a crianças e adolescentes será lançada nesta segunda-feira, 1° de agosto, no Rio de Janeiro

A campanha conjunta “Respeitar Proteger Garantir – Todos Juntos pelos Direitos de Crianças e Adolescentes” será oficialmente apresentada nesta segunda-feira, 1º de agosto de 2016, no Rio de Janeiro/RJ. O evento vai acontecer a partir das 14h30, no Centro Educacional Pequena Cruzada (Av. Epitácio Pessoa, 4866 - Lagoa, Rio de Janeiro - RJ), durante as boas-vindas aos voluntários da campanha responsáveis pela sensibilização direta da população carioca e do público durantes os Jogos Olímpicos 2016.

Além dos voluntários e representantes de todas as instituições que fazem parte da campanha, até o momento estão confirmadas as presenças do atleta olímpico Hugo Parisi, que cedeu sua imagem de forma gratuita e solidária à iniciativa; o prefeito de Porto Alegre/RS, José Fortunati; e o vice-prefeito do Rio de Janeiro/RJ, Adilson Pires.

De acordo com Hugo Parisi, a campanha acontece em um momento muito oportuno, uma vez que educação e acesso ao esporte são direitos da criança e do adolescente. “É por meio da garantia desses direitos que elas conseguirão se desenvolver em qualquer área. As Olimpíadas nos mostram que todos são iguais e que podemos realizar nossos sonhos. Para isso temos que acreditar e ter oportunidade”, enfatizou. O atleta também é embaixador do projeto social Saltando para o Futuro, realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos em parceria com os Correios, e que atende 50 crianças de escolas públicas do Distrito Federal na inclusão do esporte, especialmente saltos ornamentais.

Durante o evento, será feita a apresentação da campanha e do vídeo oficial da ação, que fala sobre as violações mais recorrentes em grandes eventos e sobre os principais canais de denúncia – Disque 100 e o aplicativo Proteja Brasil.

Campanha conjunta

A campanha tem como foco a proteção integral das crianças e adolescentes durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A expectativa é que as ações de mobilização e engajamento ultrapassem o período da competição e sejam replicadas e disseminadas em mais eventos de grande porte. Além do atleta olímpico de saltos ornamentais Hugo Parisi, a atriz da Rede Globo Elizabeth Savala também cedeu sua imagem de forma gratuita e solidária à campanha.

Para atingir essa meta, as ações visam envolver o máximo de instituições, governos e organizações da sociedade civil durante a maior competição esportiva do mundo, na prevenção de cinco violações de direitos de crianças e adolescentes consideradas as mais recorrentes em grandes eventos: a exploração sexual infantojuvenil, o trabalho infantil, o uso de álcool e outras drogas, crianças e adolescentes em situação de rua e crianças e adolescentes perdidos ou desaparecidos.

A campanha vai divulgar os principais canais de denúncia ao público e aos turistas para que acionem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) a qualquer sinal de violação: o Disque 100 e o aplicativo Proteja Brasil. No período das Olimpíadas, também serão instalados plantões integrados, pelo Comitê de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes nos Megaeventos do Rio de Janeiro, locais com todo o suporte técnico, o que envolve cerca de mil profissionais, para prestar esclarecimentos ao público durante os jogos.

Cerca de 100 voluntários vão atuar na sensibilização da população e tirar dúvidas sobre as principais violações. Durante os jogos, os voluntários também incentivarão o público a postar fotos e textos sobre a campanha nas redes sociais. A ação vai acontecer na orla de Copacabana e nos Boulevards Olímpicos Porto Maravilha, na região central; Parque Madureira, na Zona Norte; e Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, na Zona Oeste. Espera-se que a sociedade se engaje na campanha por meio das hashtags #EuRespeito #EuProtejo #EuGaranto e se sensibilize sobre a importância da proteção integral da criança e do adolescente.

O projeto

A campanha faz parte do projeto “Rio 2016: Olimpíadas dos Direitos da Criança e do Adolescente”, uma continuidade da ação promovida para a Copa do Mundo FIFA 2014 que, à época, tinha como meta o combate à exploração sexual infantil. O programa de voluntariado do projeto para os Jogos Olímpicos tem como base a experiência do Grupo de Apoio em Mega Eventos (G.A.M.E.), realizada em Porto Alegre, em 2014, durante a Copa.

A realização é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com cofinanciamento da União Europeia (UE) e parceria do Viva Rio, da italiana ISCOS Piemonte, da Rede Internacional End Child Prostitution, Pornography and Trafficking (ECPAT) (França), das prefeituras de Porto Alegre (RS) e do Rio de Janeiro (RJ) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A iniciativa também conta com o apoio do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, da Rede Mercocidades, do Programa de Cooperação 100 Cidades para 100 Projetos Brasil-Itália, da Childhood Brasil, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), da ECPAT Brasil, do Centro de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Rio de Janeiro (Cedeca-RJ), do Comitê de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes nos Megaeventos do Rio de Janeiro, do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e da Rede de Gestores formada por representantes das cidades de Fortaleza/CE, Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/RS, Natal/RN, Recife/PE, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Cuiabá/MT, São Paulo/SP, Curitiba/PR, Manaus/AM, São Luís/MA.

Também colaboram com o projeto: o Ministério Público do Trabalho, a Fundação Abrinq, a AccorHotels, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado de São Paulo/SP (ABIH-SP), a Associação Brasileira de Agentes de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV-Rio), o Shopping Madureira, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), o Instituto Invepar, a Lamsa, a VIA 040 e o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, a Concessionária Litoral Norte (CLN), a concessionária de rodovias CART, a Ancar Invanhoe Shopping Centers, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a Happy Child, a Latam, a Brasil Saúde & Ação (Brasa), o Sistema Nações Unidas no Brasil, a ANDI – Comunicação e Direitos, o Canal Futura e o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

Empresas, instituições da sociedade civil e governos estaduais e municipais interessados em aderir à campanha devem entrar em contato com a FNP, pelo e-mail: projetos@fnp.org.br.

 

Mais informações

Assessoria de Comunicação: Cristiane Rosa e Rodrigo Eneas
Telefone: +55 61 9 8485 1299 ou +55 61 3044-9829

e-mail: cris.texto@gmail.com e rodrigo.eneas@fnp.org.br

Articulação institucional: Denise Carvalho
Telefone: +55 61 3044 9819 ou +55 61 9555 5661
e-mail: projetos@fnp.org.br

 

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