26 de Novembro de 2015
10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo acontece em Brasília - DF

Com o tema especial “crianças e adolescentes”, a 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo selecionou 40 obras entre curtas, médias e longas-metragens sobre diversos temas de direitos humanos, que serão exibidas entre os dias 13 de novembro e 20 de dezembro em todo o país.

Em Brasília, a Mostra acontecerá no Cine Brasília e no Cine Liberty entre os dias 30 de novembro e 05 de dezembro. Todas as sessões são gratuitas. Pelo segundo ano consecutivo, os filmes serão exibidos em até 1.000 espaços culturais pelo Brasil, assumindo um caráter descentralizador e democrático.

Lançada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948, a Mostra completa uma década divida em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática.

Neste ano, a Mostra Temática Criança e Adolescente comemora os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, com a exibição de 7 filmes sobre o tema. A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição, e a Mostra Panorama conta com 24 filmes, produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, sobre diversos temas de Direitos Humanos, que concorrerão ao Prêmio Exibição da TV Brasil.

O evento, realizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura Em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), além de patrocínio da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal, dedica-se a fortalecer a e disseminar a educação e a cultura em Direitos Humanos por meio da linguagem cinematográfica.

A Mostra apresenta filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia e Direitos Humanos; saúde mental; cultura e educação em Direitos Humanos.

Parceiros locais apoiam a Mostra e dão suporte para que esta importante forma de difusão sociocultural colabore com a conscientização da população sobre os direitos fundamentais da dignidade humana.

Serviço

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo em Brasília - DF
Período: 30 de novembro a 05 de dezembro
Local: Cine Brasília - abertura 30 de novembro; Cine Liberty - de 01º a 05 dezembro
Endereço: Cine Brasília (EQS 106/107 - Asa Sul) e Cyne Liberty, CineCultura - Liberty Mall (SCN Quadra 2, Bloco D, s/n - Asa Norte)
Página regional: https://www.facebook.com/mostracinemaedireitoshumanosnomu…/…

 

Patrocínio
Petrobras
Publicações
Publicação mapeia os principais riscos a que estão expostos crianças e adolescentes nas cidades-sede do Mundial 2014 e apresenta as iniciativas desenvolvidas pela sociedade brasileira para garantir os direitos fundamentais desses grupos etários.