27 de Abril de 2012
Neaca inaugura sede em São Gonçalo

O projeto Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Doméstica e Sexual (Neaca), patrocinado pela Petrobras, inaugurou hoje (27), sua nova sede no município de São Gonçalo (RJ).

Realizado pelo Movimento de Mulheres de São Gonçalo (MMSG), o Neaca atende diretamente 770 crianças, adolescentes, jovens e familiares em situação de violência doméstica e sexual.

Desde 2007, início do patrocínio da Petrobras, o Neaca agregou oito novas parcerias institucionais, um indicador de reconhecimento do trabalho por parte de outras empresas. Na atuação junto a políticas públicas, o projeto foi referência no processo de capacitação continuada de profissionais que atuam na execução e controle social das políticas de Estado, previstas na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os desdobramentos do projeto levaram a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República a convidar o Movimento de Mulheres de São Gonçalo para coordenar a implantação, em São Gonçalo, do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR), metodologia de articulação e fortalecimento de redes de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Outra conquista foi o encaminhamento de uma minuta de Projeto de Lei à Câmara Municipal para criação da Comissão Municipal de Enfrentamento às Violências.

Fonte: Petrobras

Patrocínio
Petrobras
Selo do Governo Federal
Publicações
Publicação mapeia os principais riscos a que estão expostos crianças e adolescentes nas cidades-sede do Mundial 2014 e apresenta as iniciativas desenvolvidas pela sociedade brasileira para garantir os direitos fundamentais desses grupos etários.