Responsabilidade social empresarial (RSE)

A cobertura jornalística a respeito de práticas socialmente responsáveis tem evoluído, de acordo com análises realizadas pela ANDI. Porém, profissionais de comunicação encontram algumas dificuldades na cobertura do tema, especialmente em relação ao fato de que:

- Existem diferentes tipos de práticas de RSE e muitas vezes os conceitos se confundem.
- É necessário aprofundamento em avaliações de resultados.
- A constante evolução de conceitos e ações exigem capacitação.
- O tema exige transversalidade: está relacionado à economia, direitos, desenvolvimento.  
 
Nos últimos anos, a ANDI realizou as seguintes ações na área:

1. Publicação Investimento Social na Idade Mídia.
2. Publicação Empresas & Imprensa: Pauta de Responsabilidade.
3. Projeto “Mídia e Responsabilidade Social Empresarial em Ibero América”.

1. Publicação Investimento social na idade mídia

Apresenta um estudo quanti-qualitativo que avalia a forma como os veículos de comunicação interpretam as ações sociais capitaneadas pela iniciativa privada no Brasil. O projeto contou com apoio do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE).

2. Publicação Empresas & Imprensa: Pauta de Responsabilidade

Publicado em 2006, com o apoio do Instituto Ethos, o livro traz uma inédita análise quanti-qualitativa de como os veículos de comunicação de mídia impressa entendem e pautam o conceito de Responsabilidade Social Empresarial. A análise levou em consideração 750 textos publicados, entre agosto de 2003 e setembro de 2004, por 54 dos principais jornais do País. O texto também foi traduzido para o espanhol.

3. Projeto “Mídia e Responsabilidade Social Empresarial em Ibero América”

Uma parceria entre a ANDI e a Fundação AVINA, com o apoio institucional do Instituto Ethos, teve como objetivo principal capacitar organizações da sociedade civil de 7 países iberoamericanos (Argentina, Espanha, Bolívia, Paraguai, Peru, Equador, Chile), representadas pelos líderes-sócios da Fundação AVINA naquelas nações, para que desenvolvam iniciativas similares às já feitas pela ANDI no que se refere à metodologia de análise de mídia sobre responsabilidade social empresarial. 

Leia as publicações com analises da cobertura do tema em 4 países: Espanha, Argentina, Paraguai e Bolívia