Skip to main content

Help Desk

É verdade que os adolescentes são mais vulneráveis do que as pessoas de outras faixas etárias?

Estudos de pesquisas mostram que os adolescentes são mais vulneráveis a gravidez de risco, riscode contrair o HIV, risco de uso de drogas ilícitas, risco de morte frente à violência.

No entanto, ao se abordar os riscos e vulnerabilidades a que os adolescentes estão sujeitos é fundamental contextualizar essas questões, ou seja, não tratá-las como problemas do indivíduo mas como questões associadas a a fatores individuais, familiares, culturais, sociais, políticos, econômicos e biológicos.

Assim, é fundamental fazer enfocar o adolescente nas dimensões social, político-institucional e pessoal, e, a partir daí, identificar questões que podem aumentar o grau de vulnerabilidade frente aos riscos. Por exemplo: questões de gênero cruzadas com raça/etnia e classe social; condições de vida; condições de saúde; acesso ou não à informação; insuficiência de políticas públicas em saúde e educação etc.

Tags
AIDS/HIV, Saúde, Brasil, Qualificação, Saúde, Sexualidade helpdesk>>
SDS - Ed. Boulevard Center / Bloco A / Sala 101 - Brasília - DF / 70391-900
Fone: (61) 2102 6508 | Fax: (61) 2102 6550
Licença Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil
Logotipo Fábrica de Ideias