24 de Fevereiro de 2016
Teresina realiza práticas inovadoras no combate ao trabalho infantil

Veículo: 
Capital Teresina

O município de Teresina recebeu importante reconhecimento pelas boas e inovadoras práticas no planejamento e execução de atividades acerca da erradicação do trabalho infantil. Após avaliações e coleta de informações por parte do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Coordenação Nacional das Ações Estratégicas de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Prefeitura foi identificada dentre aquelas que possuem experiências exitosas. “É uma grande responsabilidade receber esse tipo de reconhecimento, de indicação. Isso nos motiva a melhorar cada vez mais nossas atividades, nossos planejamentos, no intuito de erradicar os índices de violação de direitos de crianças e adolescentes que estão submetidos ao trabalho infantil em nossa cidade”, pontuou Franciana Beleense, gerente do Sistema Único da Assistência Social (GSUAS) em Teresina. O comunicado oficial foi enviado para a Gerência do SUAS. Segundo Franciana, um material com todo o conteúdo desenvolvido - como campanhas, concurso de redação e desenho, confecção de cartazes, ação nas escolas, entre outros, será reunido e enviado para deferimento por parte do MDS eda OIT. As atividades nessa área ocorrem desde 2014, sendo uma marca importante da atual gestão.
 
Nova campanha será lançada dia 1º de março
No próximo dia 1º, às 08h30, ocorrerá o lançamento da Campanha “Ocupação de criança é ser criança – Diga não ao trabalho infantil”, realizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS). Um amplo trabalho está sendo preparado pela comissão organizadora e será lançado durante solenidade no pátio da SEMTCAS, com a presença confirmada do prefeito Firmino Filho. No dia do lançamento será divulgada a programação oficial com as atividades da campanha, que deverá envolver, especialmente, o setor comercial, como as lojas do Centro e os shoppings. 

 

Patrocínio
Petrobras
Publicações
Publicação mapeia os principais riscos a que estão expostos crianças e adolescentes nas cidades-sede do Mundial 2014 e apresenta as iniciativas desenvolvidas pela sociedade brasileira para garantir os direitos fundamentais desses grupos etários.