12 de Novembro de 2012
SBT é punido por propaganda em 'Carrossel'

Veículo: 
Folha de S. Paulo

A publicidade inserida em programas destinados a crianças segue uma regulamentação mais rígida. "Esse público, assim como o idoso, é mais suscetível a propagandas e ações de merchandising na TV", diz Mariana Ferraz, advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). "Eles não têm discernimento para diferenciar conteúdo de propaganda". No ano passado, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça multou o SBT em R$ 1 milhão por merchandising indevido. Atualmente, o SBT é alvo de uma nova investigação. O Procon-SP entrou com um processo administrativo no valor de R$ 6 milhões contra a novela Carrossel. Na trama, a emissora incluiu o merchandising de marcas de um chocolate e de um sabonete antibacteriano.

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Publicação mapeia os principais riscos a que estão expostos crianças e adolescentes nas cidades-sede do Mundial 2014 e apresenta as iniciativas desenvolvidas pela sociedade brasileira para garantir os direitos fundamentais desses grupos etários.