18 de Julho de 2016
Prêmio dá R$ 10 mil a alunos que desenvolverem projetos sociais

Veículo: 
Porvir

Se você é estudante e tem uma ideia que ajude a construir uma sociedade mais engajada e responsável, fique atento. Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do projeto “Construindo a Nação”. Esse ano, a seleção tem como tema “Os Grêmios na Comunidade – A vez no Município”. Trata-se de uma iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil que, em parceria com a Volkswagen, tem como objetivo selecionar, reconhecer e difundir práticas cidadãs de grêmios estudantis e grupos de alunos de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil.

Poderão participar da seleção as ações sociais que consideram as demandas das escolas e comunidades do entorno. Os projetos desenvolvidos devem propor melhorias para áreas como saúde, cultura, tecnologia e produção (incentivando a inclusão digital), filantropia, educação, comunicação, trabalho e/ou meio ambiente.

Além de reconhecer, divulgar e premiar a melhor ação de cidadania, o prêmio também tem como objetivo valorizar o papel do educador no processo de formação do aluno, uma vez que um professor deve acompanhar a realização do projeto.

A avaliação das atividades desenvolvidas será feita por dois tipos de júri. Um deles é especialista, composto por técnicos do Instituto da Cidadania Brasil e parceiros da área de educação, responsabilidade social e sustentabilidade. Já o júri aberto ou popular será formado por estudantes, professores, famílias e comunidades que participam ou não da premiação. Alguns dos fatores que serão levados em consideração são: precisão do diagnóstico e criatividade na elaboração e desenvolvimento da prática social, mobilização de estudantes, impacto social da ação (beneficiados quantitativa e qualitativamente), participação popular, entre outros.

Como prêmio, a melhor ação desenvolvida por um grêmio ou grupo de alunos receberá R$ 10 mil, que deverão ser investidos em equipamentos eletrônicos para aprimorar e dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos jovens. O grupo deverá escolher as máquinas em uma lista cedida pelo Instituto Cidadania e deverão ficar na sede/local utilizado pelo grupo de alunos.

A divulgação do resultado acontecerá no dia 7 de novembro e o evento de premiação acontece nas dependências da própria escola ou local que os estudantes utilizem, com data a combinar entre a organização do evento e os demais envolvidos.

Inscrições

Para participar da seleção é fácil. Basta enviar um vídeo – com, no máximo, cinco minutos – explicando qual ação é desenvolvida, seus objetivos e os resultados obtidos até o momento. Isso significa que, um dos critérios de seleção do prêmio é: os projetos precisam ter acontecido em 2015 ou 2016 ou serem finalizados (mesmo que parcialmente) até setembro desse ano.

As inscrições vão até o dia 31 de julho, mas o envio do vídeo pode ser realizado até o dia 30 de setembro pelo site wetransfer.com para o e-mail avezdosmunicipios@institutocidadania.org.br.

Finalistas de 2015

Em 2015, projetos de todo o Brasil participaram do prêmio Construindo a Nação. Entre os finalistas, ficou o grêmio GTA, da Escola Estadual Professora Carolina Augusta Seraphim, em Rio Claro, com o projeto “Viemos doar carinho”. Os estudantes se organizaram para visitar o Lar Bethel, que cuida de idosos, e distribuir alimentos, materiais de limpeza e cartões com mensagens.

Já o projeto Alegria de plantão se inspirou no grupo Doutores da Alegria (organização na qual pessoas se vestem de palhaços e visitam crianças hospitalizadas) para levar alegria a hospitais, creches e escolas. O grupo arrecadou brinquedos para doação e fez pesquisas sobre os benefícios do riso, além de conseguir apoio e patrocínio de empresas e comércio de Osvaldo Cruz, São Paulo.

 

Patrocínio
Petrobras
Publicações
Publicação mapeia os principais riscos a que estão expostos crianças e adolescentes nas cidades-sede do Mundial 2014 e apresenta as iniciativas desenvolvidas pela sociedade brasileira para garantir os direitos fundamentais desses grupos etários.