08 de Abril de 2013
Pesquisa associa abuso de álcool a anúncios

Veículo: 
DCI OnLine

Levantamento feito no Hospital Universitário (HU) da USP indica que, de 2002 a 2012, adolescentes e jovens de 13 a 22 anos compuseram a faixa etária que mais procuraram atendimento em decorrência de intoxicação aguda por ingestão de álcool, foram 35% dos 1.370 atendimentos. O estudo divulgado revela ainda que o pico da procura de auxílio médico por causa de embriaguez se dá entre os 19 e os 20 anos, e que depois dos 25 anos os índices começam a cair. Grande parte do consumo -não só entre os adolescentes- é consequência da associação de álcool e diversão, estimulada constantemente pela propaganda da substância em diferentes canais de comunicação. Um estudo que analisou 420 horas da programação dos quatro canais de televisão de maior audiência no Brasil concluiu que a publicidade de bebidas alcoólicas está concentrada nos programas de esportes, que têm forte apelo no público menor de idade, que fica exposto à propaganda de bebida. E quanto maior é a exposição à publicidade, maior é o consumo de álcool.

Patrocínio
Petrobras
Publicações
O guia procura orientar os profissionais de comunicação para uma cobertura qualificada e contextualizada do tema oferecendo referências às políticas públicas, esclarecendo conceitos e sugerindo fontes.