25 de Outubro de 2016
Judiciário lança campanha “Deixa o amor te surpreender”

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Adoção é amor incondicional, que vem do coração, independente de idade, do sexo ou da cor. Essa é uma das mensagens centrais da campanha “Deixa o amor te surpreender”, lançada pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. A iniciativa, liderada pela Corregedoria-Geral da Justiça e pela Coordenadoria da Infância e Juventude do RS (CIJRS), pretende incentivar a reflexão sobre o tema, especialmente no que se refere à flexibilização do perfil procurado pelos candidatos a adotantes.

Hoje, o Rio Grande do Sul tem 600 crianças e adolescentes disponíveis para adoção e mais de 5,2 mil candidatos a adotantes já habilitados pela Justiça. A conta que não fecha retrata que a maioria procura por uma criança saudável de até 3 anos. De acordo com dados do CNA/CNJ, das 399 crianças e adolescentes que estão em processo de adoção, 214 (53,64%) têm entre 0 e 3 anos.

Crianças e jovens com mais de 10 anos, grupos de irmãos e crianças e adolescentes com deficiência representam a grande maioria do cadastro: 543 têm 10 anos ou mais (90,5%); 411 possuem irmãos (68.5%) e 217 têm problemas de saúde (36,17%).

Campanha

A primeira etapa da ação foi lançada, em 06/07/16, para o público interno, com foco nos Juízes da Infância e Juventude e suas equipes. Dentre as medidas já tomadas, o 2° Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre (onde tramitam os processos de adoção da Capital) recebeu o reforço de mais uma magistrada e servidores. Ainda, a unidade está promovendo seminários com candidatos a pais adotivos esclarecendo dúvidas sobre os aspectos jurídicos e técnicos da matéria e possibilitando a troca de experiências sobre o tema e despertar a reflexão sobre a adoção tardia.

A CIJRS também está desenvolvendo outros projetos para propiciar a convivência familiar nas diversas comarcas do Estado, tais como: Apadrinhar (programa de apadrinhamento afetivo), Preparação para Adoção (sistematização dos encontros preparatórios com os candidatos à adoção), Entrega Responsável (programa orientativo para mães e gestantes que manifestam o interesse em entregar seu filho em adoção) e o Busca Se(R) (ações de busca ativa para a localização de famílias para as crianças e adolescentes que não tiveram possibilidades de adoção imediata pelo Cadastro Nacional de Adoção e que ainda aguardam um lar).

Nesta segunda fase, o foco será a divulgação do tema junto à sociedade. Para tanto, será contada a história de seis famílias que flexibilizaram o perfil desejado. Ainda, personalidades gaúchas apadrinham a campanha. O humorista Jair Kobe (Guri de Uruguaiana), o Jornalista e escritor Marcos Piangers, o treinador de futebol Roger Machado, o apresentador e escritor José Antônio Pinheiro Machado (Anonymus Gourmet) e a Jornalista Rosane Marchetti gravaram chamadas de rádio e TV com mensagens sobre o tema.

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O guia procura orientar os profissionais de comunicação para uma cobertura qualificada e contextualizada do tema oferecendo referências às políticas públicas, esclarecendo conceitos e sugerindo fontes.