08 de Abril de 2016
Escolas realizam eventos para estimular combate ao mosquito

Veículo: 
MEC

Escolas de todo o Brasil realizaram nesta quarta-feira, 6, eventos de mobilização das famílias e comunidades escolares para o combate ao Aedes aegypti, que incluem vistorias, apresentações culturais e distribuição de material didático. As ações fazem parte da Semana da Família na Escola e envolvem todo o sistema educacional no âmbito do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, com ênfase nos 223 municípios considerados prioritários para o combate ao mosquito.

No Centro de Educação Fundamental Agrourbano Ipê, na cidade-satélite do Riacho Fundo II, professores e estudantes vêm desenvolvendo, desde o início do ano letivo, atividades de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti dentro e fora da sala de aula. Durante esta semana, professores e estudantes tiveram apresentações teatrais e de música, além de trabalhar o tema em sala de aula, como explica a diretora do CEF Ipê, Sheila Mello.

“Desde a primeira semana de aula, a direção e os professores fizeram um planejamento para levar para dentro da sala de aula textos sobre o mosquito e como combatê-lo, para que nossos alunos possam estar atentos”, disse a diretora. “A partir desses conteúdos eles produziram vídeos, peças e músicas contra o mosquito. Além disso, nós levamos os alunos para fazer uma varredura dentro e fora da escola.”

Nesta quarta-feira, os estudantes tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos na escola. É o caso de Raphael de Albuquerque, aluno do ensino fundamental, que apresentou um repente sobre a reprodução do mosquito e os sintomas da dengue. “As pessoas não cuidam e por isso que ficam doentes. Se cada um ajudar não deixando água parada, tirar água dos pneus e virar as garrafas a gente pode vencer o mosquito”, explicou.

A supervisora pedagógica, Gedilene Lustosa, destacou a importância de discutir e informar os estudantes para atingir toda a comunidade. “Aqui eles discutem e pensam sobre o assunto e levam isso para casa. O que nós observamos é que, como estamos em uma comunidade pequena, os alunos estão identificando focos do mosquito não só dentro de casa, mas também nos arredores da comunidade”, disse.

A Semana da Família da Escola vai até o dia 9 próximo.

 

Patrocínio
Petrobras
Publicações
O guia procura orientar os profissionais de comunicação para uma cobertura qualificada e contextualizada do tema oferecendo referências às políticas públicas, esclarecendo conceitos e sugerindo fontes.