01 de Fevereiro de 2012
DF: Crianças entre 6 e 15 anos são as principais vítimas de abuso sexual

Veículo: 
Jornal de Brasília

Entre 1º de janeiro de 2011 e 5 de janeiro desse ano, 442 pessoas foram vítimas de violência sexual no Distrito Federal (DF). A faixa etária mais atingida vai dos 6 e 15 anos, segundo dados da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) da Polícia Civil do DF. Somente em 2012, pelo menos dez abusadores foram presos até o dia 30 de janeiro. Levantamento da DPCA revela que das 442 vítimas, 390 são mulheres e 52 são homens. As estatísticas indicam que, assim como a quantidade de vítimas e de denúncias vem aumentando, tem crescido também o número de prisões. A delegada Valéria Martirena, chefe da Delegacia, alerta que apenas um terço dos abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes chegam ao conhecimento da polícia.

Perfil das famílias -Um estudo realizado na Universidade de Brasília (UnB) pela assistente social e psicóloga Débora Brasil Miranda, analisou pelo menos 30 casos de violências cometidas contra crianças e adolescentes. Segundo a pesquisa, a violência acontece de forma recorrente, em até 70%, com meninas entre oito e 11 anos. Em cada quatro casos, um suspeito é o pai e em 44,4% das ocorrências estudadas o padrasto era o responsável pela violência. 

Patrocínio
Petrobras
Publicações
O guia procura orientar os profissionais de comunicação para uma cobertura qualificada e contextualizada do tema oferecendo referências às políticas públicas, esclarecendo conceitos e sugerindo fontes.