28 de Fevereiro de 2012
UNODC apresenta balanço de 2011 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) apresenta, na terça-feira (28), às 10h00, o Relatório 2011 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE).

Lançado em todo o mundo, o relatório traz um balanço sobre avanços e retrocessos no que se refere à produção, ao tráfico e ao consumo de drogas ilícitas e ao abuso de medicamentos em todo o mundo.
 
Este ano, em que a 1ª convenção internacional para o controle de drogas – Convenção do Ópio de 1912 – completa cem anos, o tema central do relatório aborda a exclusão social como fator que pode levar comunidades marginalizadas a um círculo vicioso de abuso e tráfico de drogas, violência, crime organizado, corrupção, falta de emprego, saúde precária e baixa educação.
 
O relatório também aponta o uso das mídias sociais para a venda ilegal de drogas na Internet; ressalta o uso das “drogas de desenho” por traficantes para produzir estimulantes de tipo anfetamínico; e alerta sobre o aumento do uso indevido de drogas de prescrição.
 
No Brasil, o lançamento do relatório será feito também na terça-feira, às 10h00 (horário de Brasília), na sala Sérgio Vieira de Mello, na sede do PNUD (EQSW 103/104 Lote 1 Bloco D – Sudoeste), em Brasília. Haverá coletiva de imprensa para apresentar o relatório, com destaque para os dados referentes ao Brasil.
 
A JIFE é um órgão independente de governos e das Nações Unidas que tem a responsabilidade de monitorar a obediência dos países em relação aos tratados internacionais de controle de drogas, assegurando que suprimentos adequados usados na fabricação de medicamentos estejam disponíveis para propósitos médicos e científicos.
 
Serviço
 
Lançamento do Relatório 2011 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE)
Data: 28 de fevereiro de 2012
Horário: 10 horas (local)
Local: Sala Sérgio Vieira de Mello, na sede do PNUD (EQSW 103/104 Lote 1 Bloco D – Sudoeste), em Brasília.
 
Fonte: Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil | UNIC Rio
Onde: 
Brasília
Horário: 
10:00
Público-alvo: 
Vagas: 
Informações: 

Andrea Catta Preta – Assessora de Comunicação do UNODC

Tel. (+55 61) 3204 7206 / 8118 0910
Twitter: @unodcprt
Promoção: 
Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil
Patrocínio
Petrobras
Publicações
O guia procura orientar os profissionais de comunicação para uma cobertura qualificada e contextualizada do tema oferecendo referências às políticas públicas, esclarecendo conceitos e sugerindo fontes.