25 de Janeiro de 2012
Novo Hamburgo sedia Fórum Social Temático sobre sustentabilidade urbana

Na quarta-feira, dia 25 de janeiro a cidade de Novo Hamburgo será um espaço para debater a questão da sustentabilidade urbana. Isso porque ocorre no Pavilhão 1 e no Centro de Eventos da FENAC, das 8h às 22h30, o Fórum Social Temático (FST). O tema será abordado através de oficinas, debates, apresentações culturais, feira de economia solidária, fórunzinho da juventude, exibição de filmes, entre outras ações. O evento visa unir a comunidade para, de forma organizada e conjunta, construir um modelo alternativo de sociedade frente às mudanças globais.

O tema “sustentabilidade urbana” é proposto a partir das discussões do Fórum Social Mundial (FSM), que ocorre em Porto Alegre, de 24 a 29 de janeiro. A edição de 2012 vai levantar os assuntos ligados a crise capitalista, justiça social e ambiental. Em Novo Hamburgo, durante todo o dia de atividades, os participantes poderão pensar a cidade em que vivem e as mudanças que buscam, além de poder contribuir e conhecer trabalhos e iniciativas já realizadas no Município.

Como encerramento do evento será elaborado a carta de Novo Hamburgo, que será encaminhada ao FST Porto Alegre, rumo a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, evento que ocorre em junho no Rio de Janeiro. Após esta atividade, ocorrerá a apresentação de um espetáculo teatral e, finalizando o encontro, o show dos músicos do projeto MusicAmerica. O grupo é formado por trovadores, cantores e cantautores do Brasil, Cuba, Nicarágua, Equador, Paraguai, Argentina e Uruguai. Eles interpretam canções identificadas com os direitos ambientais, humanos, culturais, sociais e políticos. A atividade está marcada para ocorrer às 20h.

Segundo a comissão que organiza o FST hamburguense, para as atividades da FENAC é estimado um público de cerca de mil pessoas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site www.fstematico2012nh.org. Haverá credenciamento também no local na manhã do evento. No site, os interessados também poderão conferir a relação das oficinas, a programação completa e os locais de saída do Município de ônibus gratuitos para o evento.

(Fonte: Agência Carta Maior)

Onde: 
Pavilhão 1 e no Centro de Eventos da FENAC - Novo Hamburgo/RS
Horário: 
8h às 23h30
Público-alvo: 
Vagas: 
Promoção: 
Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial de Novo Hamburgo Coletivo Educador
Patrocínio
Petrobras
Publicações
Publicação mapeia os principais riscos a que estão expostos crianças e adolescentes nas cidades-sede do Mundial 2014 e apresenta as iniciativas desenvolvidas pela sociedade brasileira para garantir os direitos fundamentais desses grupos etários.