Municípios de Minas Gerais recebem a última capacitação para obterem o Selo UNICEF

Gestores e conselheiros participam do encontro entre os dias 23 e 26 de abril

O quinto ciclo de capacitações do Selo UNICEF Município Aprovado da edição 2009-2012 será realizado entre os dias 23 e 26 de abril, nos municípios de Montes Claros e Itaobim. O encontro reunirá gestores públicos, articuladores municipais, conselheiros dos direitos e adolescentes dos 80 munícios do Seminárido mineiro que trabalham pela certificação internacional do Selo UNICEF. As capacitações são momentos de preparar os representantes municipais para a organização do segundo Fórum Comunitário, última etapa desta edição do Selo. O Fórum é o momento de comparar a situação atual do município com a que foi diagnosticada no início do projeto e discutir ações e melhorias obtidas. Os municípios deverão realizar esse encontro até o dia 10 de junho.

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa que mobiliza municípios dos 11 estados do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal para a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes. Por meio de um diagnóstico e do monitoramento de indicadores sociais, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor a realidade das suas políticas voltadas para a infância e a adolescência.

A partir desse diagnóstico, todos os municípios elaboraram um Plano Municipal de Ação na área da infância. Os municípios que conseguem avançar em um ciclo de três anos conquistam o Selo UNICEF - certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF).

Edição 2009-2012

Esta é a terceira vez que o Selo UNICEF é realizado em Minas Gerais. Nesta edição, 123 municípios se inscreveram e 80 ainda trabalham pela certificação por terem conseguido realizar todas as atividades da iniciativa do UNICEF. A coordenadora do projeto em Minas Gerais, Jordânia Furbino, ressalta a importância da participação de todos os municípios nas capacitações, que não são obrigatórias. Os encontros são espaços para apresentar a metodologia para a organização do segundo Fórum Comunitário e preparar os representantes dos municípios para organizar o encontro.

A especialista em Comunicação do UNICEF, Adriana Alvarenga, faz uma avaliação positiva do andamento desta edição do projeto. "Em todo o Semiárido brasileiro, mais de 850 municípios chegaram até esta etapa de realização do segundo Fórum, o que representa cerca de 80% do total de inscritos no Selo. Em Minas, seguimos com a participação de 80 municípios, ou seja, 87% do total de inscritos. São municípios que se empenharam em aperfeiçoar políticas públicas e adotar ações pela melhoria das condições de vida de seus meninos e meninas", afirma. A expectativa de Adriana Alvarenga para esta edição do Selo UNICEF é que a atuação dos municípios inscritos sirva de exemplo para que os gestores escolhidos nas eleições municipais deste ano comprometam-se em priorizar os direitos das crianças e dos adolescentes em seus mandatos.

Jordânia Furbino acompanhou todas as edições realizadas no estado e afirma que agora é possível perceber um comprometimento maior dos municípios em realizar as atividades do Selo. "Algumas cidades participam pela 3ª vez e ainda não conquistaram a certificação, mas consideram que é interessante para o município estarem envolvidos no projeto, pois esta iniciativa contribui para a articulação da sociedade e para uma melhor estruturação dos conselhos dos direitos", diz. Ela também destaca que os municípios que já chegaram até esta fase, mesmo que não consigam a certificação, já conseguiram muitas conquistas na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Fonte: Oficina de Imagens

Onde: 
Horário: 
Público-alvo: 
Vagas: 
Informações: 

Evento: Quinto ciclo de capacitações do Selo UNICEF - Município Aprovado - Edição 2009-2012

Local/Dia: Montes Claros - 23 e 24 de abril

                   Itaobim - 26 de abril


SUGESTÕES DE FONTE

Adriana Alvarenga
Especialista em comunicação do UNICEF
(11) 3728 - 5701
aalvarenga@unicef.org

Jordânia Furbino
Coordenadora do Selo UNICEF em Minas Gerais
(31) 3465-6809 - (31) 97770217
jordania@oficinadeimagens.org.br

INFORMAÇÕES

Oficina de Imagens - Comunicação e Educação
Thais Marinho / Carolina Silveira
(31) 3465-6801 / (31) 9805-0203

Promoção: 
Oficina de Imagens
Patrocínio
Petrobras
Publicações
Publicação mapeia os principais riscos a que estão expostos crianças e adolescentes nas cidades-sede do Mundial 2014 e apresenta as iniciativas desenvolvidas pela sociedade brasileira para garantir os direitos fundamentais desses grupos etários.