07 de Fevereiro de 2012
Fundação Telefônica traz Sugata Mitra para a Campus Party 2012

Mitra é um dos maiores pesquisadores sobre o uso de tecnologias no aprendizado autônomo de crianças. Ele fará palestra no Palco Principal da Campus no dia 7

O pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, da Inglaterra, o indiano Sugata Mitra, é o convidado especial da Fundação Telefônica para a Campus Party 2012. Mitra fará palestra no evento no dia 7 de fevereiro, às 19h. Ele falará a uma audiência formada por campuseiros e por um grupo de 250 educadores, que estarão integrando a EducaParty, ação totalmente voltada para a educação dentro da Campus, organizada pela Fundação Telefônica.

Mitra, que também é professor visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), é um dos maiores pesquisadores do mundo na área de tecnologia educacional, já tendo sido descrito como um “Superstar da Educação Global” pelo jornal inglês “The Times”.  Em 1999, ele realizou um experimento, que viria a ser conhecido como “Hole in the Wall”, que consistiu na colocação de um computador com acesso à Internet num buraco de um muro em local público em uma favela em Nova Delhi, na Índia. Câmeras escondidas mostraram que crianças que brincavam no local iniciaram, autonomamente, um processo de aprendizagem sobre como usar o computador e como estar on-line. Depois, umas ensinavam as outras a navegar.

O professor repetiu o experimento em diferentes localidades urbanas e rurais da Índia e tem comprovado que crianças de fato podem aprender interagindo com as telas digitais, sem necessidade de uma orientação formal e presencial. Sugata Mitra trabalha, ainda, em área da Ciência Cognitiva, Ciência da Informação, Física e Energia.

EducaParty
A Fundação Telefônica vai promover a EducaParty entre os dias 7 e 10 de fevereiro, período durante o qual serão desenvolvidas atividades especiais voltadas para a educação. Serão convidados educadores de todo o país, entre professores de escolas públicas, de Organizações Não-Governamentais e universidades, além de alunos de pedagogia e gestores públicos. Dentre as atividades planejadas, estão jornadas de aprendizagem, oficinas de experimentação com ferramentas da web e celulares e debates com especialistas.

A Campus Party, maior acontecimento de tecnologia, inovação, entretenimento digital, ciência e cultura digital do mundo, acontecerá entre 6 e 12 de fevereiro, no Anhembi, em São Paulo. Mais informações em www.campus-party.com.br.

Campus Party
Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se no maior acontecimento de tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Em 2008, a Futura Networks, organizadora da Campus, iniciou o seu processo de internacionalização e o evento  ganhou edições no Brasil, Colômbia e México. Em 2011, a Campus Party comemora seus 15 anos e também passa a ser realizada no Equador. Para 2012, desembarcará no mercado norte americano com a Campus Party, Silicon Valley Technology Festival; e celebrará sua primeira edição no Peru. Em 2012 e desde a primeira edição, a Campus Party Brasil conta com o patrocínio da Telefônica|Vivo.

Onde: 
Anhembi Parque, São Paulo.
Horário: 
19h
Público-alvo: 
Vagas: 
Informações: 

Assessoria de Imprensa:  Fundação Telefônica
Máquina da Notícia
Marli Romanini
(11) 3035-1971
marli.romanini@maquina.inf.br

Comunicação Campus Party Brasil 2012
Fernanda Boscaini – fernanda.boscaini@futuranetworks.com

The Jeffrey Group campusparty@jeffreygroup.com
Vinicius Fiori – vfiori@jeffreygroup.com
Victor Francisco – vfrancisco@jeffreygroup.com
Francisco Rocha – frocha@jeffreygroup.com
Ana Bueno – abueno@jeffreygroup.com
(11) 2165-1655

Promoção: 
Fundação Telefônica
Patrocínio
Petrobras
Publicações
Este guia integra uma série de publicações editadas pela ANDI – Comunicação e Direitos ao longo da última década, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da cobertura jornalística.