02 de Maio de 2012 até 03 de Maio de 2012
Escola de Gente realiza I Mostra de Teatro Acessível

Dois espetáculos teatrais gratuitos – e com acessibilidade - serão o destaque da primeira edição da Mostra de Teatro Acessível, evento que a ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão realiza nos dias 2 e 3 de maio, no teatro do Oi Futuro do Flamengo. Além das apresentações, a mostra contará com uma oficina de teatro acessível e com uma mesa redonda para debater o tema acessibilidade na cultura. O evento, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, garantirá a participação de pessoas com deficiência, como previsto em lei, por meio de legenda eletrônica, intérprete de Libras, programas em braile e em letra ampliada, audiodescrição, visitas guiadas ao cenário dos espetáculos, além de atendimento prioritário, também para pessoas com mobilidade reduzida. A I Mostra de Teatro Acessível marca as comemorações pelos 10 anos de atuação da Escola de Gente, que serão celebrados com um coquetel ao final do primeiro dia do evento.

A programação terá início com uma oficina de teatro acessível para 40 artistas pré-selecionados, ministrada pelo grupo Os Inclusos e Os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade, da Escola de Gente, finalista no Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo na categoria Megazine em 2010. Na sequência, uma mesa redonda irá debater o tema acessibilidade na cultura, políticas e prática.  A abertura oficial da Mostra acontece às 19 horas com o espetáculo Ninguém mais vai ser bonzinho - Em Esquetes, encenado pelo grupo Os Inclusos e os Sisos.

No segundo dia da Mostra quem sobre ao palco é o ator Charles Fricks, vencedor dos prêmios Shell e APTR, na categoria Melhor Ator, pela atuação no monólogo O Filho Eterno, da Cia dos Atores de Laura, com direção de Daniel Herz.  A versão para o palco do premiado livro de Cristóvão Tezza narra as dificuldades de um pai lidar com o filho que nasce com síndrome de Down. Pela primeira vez este espetáculo será apresentando com acessibilidade, numa decisão e oferta da Escola de Gente por meio da I Mostra de Teatro Acessível. O objetivo é mobilizar outros grupos teatrais para a prática da acessibilidade em espetáculos culturais.

A I Mostra de Teatro Acessível integra a campanha Teatro acessível: arte, prazer e direitos, lançada pela Escola de Gente em junho de 2011 com o espetáculo Um Amigo Diferente?.

Fonte: Escola de Gente

Onde: 
Teatro Oi Futuro do Flamengo - Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 
Público-alvo: 
Vagas: 
Promoção: 
Escola de Gente
Patrocínio
Petrobras
Publicações
Este guia integra uma série de publicações editadas pela ANDI – Comunicação e Direitos ao longo da última década, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da cobertura jornalística.