27 de Setembro de 2016
Convite: lançamento da campanha "Mídia Sem Violações de Direitos" no Rio de Janeiro

Na próxima terça-feira, 27, o Intervozes e a Rede Andi estarão lançando no Rio de Janeiro a campanha Mídia Sem Violações de Direitos. A ideia é reunir entidades, movimentos e organizações parceiras na defesa dos direitos humanos para se somar à campanha que tem por objetivo lutar pelo fim das violações dos direitos humanos na mídia, especialmente nos chamados programas policialescos. Será muito importante a presença da Justiça Global para que possamos pensar ações futuras de difusão da plataforma e de responsabilização das emissoras e do Estado por essas violações.

A população brasileira está sendo submetida, diariamente, a um tipo de narrativa midiática que: desrespeita os parâmetros técnicos e éticos que orientam a prática jornalística; desqualifica e invalida o marco legal vigente no país, em especial no que se refere aos Direitos Humanos; deslegitima as instituições democráticas; reforça visões estereotipadas e discriminatórias dos segmentos minoritários ou menos privilegiados da sociedade; incita a prática da tortura, da violência e do arbítrio; faz a apologia da justiça com as próprias mãos; naturaliza a violência policial, que não é vista como problema e sim como solução; defende a ampliação da seletividade e do populismo penal e legitima apresentadores/políticos que promovem agendas regressivas no campo dos direitos.

A gravidade da situação foi constatada em pesquisa realizada pelas organizações citadas, em parceria com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e com a Artigo 19. Foram acompanhados 28 programas policialescos veiculados pela televisão ou pelo rádio, por 30 dias, em dez capitais brasileiras. O quadro encontrado é absolutamente preocupante: foram registradas 4.500 violações de direitos e 15.761 infrações a leis brasileiras e a acordos multilaterais ratificados pelo Brasil.


 

Onde: 
Auditório do Ibase - Rua Senador Dantas, 40, 2º andar - Centro
Horário: 
9h às 13h
Informações: 

Qualquer dúvida entrar em contato com: Iara Moura - Intervozes (21- 996681214) ou Ana Potyara - Rede Andi (61- 21026506).

Promoção: 
Realização ANDI - Comunicação e Direitos com Intervozes e apoio Friedrich Ebert Stiftung
Patrocínio
Petrobras
Publicações
O guia procura orientar os profissionais de comunicação para uma cobertura qualificada e contextualizada do tema oferecendo referências às políticas públicas, esclarecendo conceitos e sugerindo fontes.