09 de Abril de 2012 até 06 de Junho de 2012
Caravana Nordestina contra o Trabalho Infantil chega a novos estados

Os estados da Paraíba, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Bahia recebem nos meses de maio e junho a passagem da Caravana Nordestina contra o Trabalho Infantil. A mobilização começou em abril no estado do Ceará e encerra as atividades no dia 06 de junho. Cada passagem conta com a presença de representantes das instituições integrantes dos Fóruns Nacional e Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), além de crianças e adolescentes retiradas do trabalho infantil.

O governo de cada estado por onde a Caravana passa recebe um Termo de Compromisso e também são colhidas as assinaturas de autoridades comprometendo-se a eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2015 e erradicar o trabalho infantil até 2020.

A Caravana é uma estratégia de mobilização social e política que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das ações locais no enfrentamento ao trabalho infantil, que é uma violação dos direitos fundamentais e humanos de crianças e adolescentes. “É uma das atividades previstas no projeto Contribuindo para o Fortalecimento dos Fóruns Estaduais das regiões Nordeste e Norte e das redes locais para o enfrentamento ao trabalho infantil, que tem o apoio técnico e financeiro da Fundação Telefônica”, informa Isa Oliveira, secretária executiva do Fórum Nacional.

A estratégia de mobilização tem como referência a Caravana Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil - realizada em 2004 no marco dos 10 anos do Fórum Nacional -, que é reconhecida como uma boa prática na luta contra o trabalho infantil.

Fonte: Matraca - Agência de Notícias da Infância (com adaptações)

Onde: 
Nordeste
Horário: 
Público-alvo: 
Vagas: 
Informações: 

Agenda da Caravana do Nordeste:

 
Paraíba - 07 a 12 de maio/2012

Sergipe / Alagoas - 21 a 25 de maio/2012       

Pernambuco - 28 maio a 01 junho/2012     

Bahia - 04 a 06 de junho/2012

Promoção: 
Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI)
Patrocínio
Petrobras
Publicações
Publicação mapeia os principais riscos a que estão expostos crianças e adolescentes nas cidades-sede do Mundial 2014 e apresenta as iniciativas desenvolvidas pela sociedade brasileira para garantir os direitos fundamentais desses grupos etários.